Guia como ser educado em inglês

Guia como ser educado em inglês

Guia como ser educado em inglês

 

DIZENDO “OBRIGADO” E SENDO EDUCADO EM INGLÊS THANK YOU!

INTRODUÇÃO Educação é algo essencial para tudo na vida, seja no trabalho, em viagens, na sua casa, com amigos e até mesmo com algum desconhecido. Quando conversamos com alguém, independente da situação, devemos ser educados.

A verdade é que a maioria dos idiomas é cheio de sutilezas e formalidades, e ignorá-las pode fazer você parecer rude ou não profissional. E no inglês, isso não é diferente. É importante saber agradecer e pedir coisas com educação, e existem diversas formas de fazer isso em inglês. Vamos aprender? Boa Leitura!

COMO DIZER OBRIGADO E OUTRAS GENTILEZAS

Uma das formas mais tradicionais (e conhecidas no inglês) de se dizer obrigado é “thank you” ou então um simples “thanks”. Mas existem maneiras mais elaboradas de agradecer, sem deixar de ser informal ou sem parecer sério demais.

Vamos aprender algumas dessas maneiras: 1. Thank you very much ou thank you so much: agradecemos dessa maneira para enfatizar o “obrigado”, colocando o very ou much na frase. Seria como o “muito obrigado” do português! 2. Thanks a lot: é o “muito obrigado” informal. Melhor usá-lo apenas com amigos! 3. Thank you for…: você pode personalizar o seu “obrigado” em inglês. Diga Thank you for… + o motivo para agradecer.

Por exemplo: “Thank you for having my back” (Obrigado por me apoiar). Pay attention: se o que está após o for é um verbo, não se esqueça de colocar o -ing! Como responder um agradecimento? Para dizer “de nada”, você pode usar : (You’re) welcome ou don’t mention it Sendo gentil e educado em inglês Além do obrigado, também existem outras formas de ser gentil e educado em inglês que servem para diversas situações. São as chamadas GENTILEZAS! (Uma pequena dose delas não faz mal a ninguém, não é mesmo?).

4 Elas podem ser muito úteis quando você estiver num país diferente, ou em algum lugar onde você não conhece muito bem os arredores e precisa se virar! Vejamos algumas delas: Please – para pedir algo a alguém de forma educada, acrescentamos essa palavra.

É o nosso “por favor”. Excuse me – para quando você for abordar alguém para fazer uma pergunta, geralmente na rua ou em algum outro lugar. Pardon me? –

Nesse caso, usamos essa palavra quando não entendemos o que a outra pessoa falou, e precisa que ela repita a frase. Beg your pardon – quando você quer pedir gentilmente para alguém repetir algo, pois você não ouviu muito bem. Mas é muito mais formal do que “Pardon me”.

Cumprimentos em Inglês E aí, pronto para aprender um pouco mais? No inglês, o básico do básico é aprender como cumprimentar as pessoas numa conversa. Mesmo que seja um simples “Olá” ou um “Boa tarde”, esse primeiro passo é essencial para que o papo continue!

Para falar sobre os “cumprimentos”, usamos a palavra “greetings”. Vamos começar pelo mais simples: Oi/Olá, que em inglês, dizemos hi ou hello. Aproveite para perguntar como a pessoa está usando “How are you?” ou ainda um “How is it going?”.

Se a conversa for mais informal com um amigo ou familiar, você pode usar o “How are you doing?” Observe o diálogo: – Hello Sam! – Hi Andrew. How are you? – I’m good, thanks. How about you? – I’m ok, thanks for asking!

5 Temos ainda o “Yo!” ou “What’s up!”, que são expressões bem informais usadas pelos jovens para dizer Oi! Para finalizar, temos os básicos : good morning (bom dia), good afternoon (boa tarde) e good evening (boa noite). Ah, e temos o good night, que é usado quando você está se despedindo de alguém ou está indo dormir! Falando em se despedir, use “goodbye” ou um simples “bye”. Se você for ver a pessoa em breve, diga “see you soon!”. GOODBYE!

 COMO FAZER PEDIDOS EM INGLÊS

Sempre que precisamos pedir algo, seja numa viagem, num restaurante, no mercado, o ideal é fazer isso com educação, certo? Inclusive em inglês! Na hora de pedir alguma num bar ou restaurante, a forma mais educada é iniciando a frase com Can I have…? (Posso ter…?). Se preferir ser mais formal, comece com May I please have…? (Por favor, poderia me trazer…?).

Fica mais fácil com exemplo: Can I have a cup of coffee? (Pode me trazer uma xícara de café?) May I Have a salad with an orange juice? (Poderia me trazer uma salada, com um suco de laranja?) Dica: Para deixar o pedido ainda mais educado, acrescente “please” ao fim da frase. Veja: I would like a hamburger, please. (Eu gostaria de um hambúrguer, por favor.) Na hora de pedir a conta, diga: Could I have the bill/check, please? (Posso pedir a conta, por favor?) Can we get the bill/check, please? (Podemos pedir a conta, por favor?)

CUMPRIMENTOS AO REDOR DO MUNDO

No Brasil, é super comum o cumprimento com abraços e beijos, mas isso é algo raro lá fora! Por isso, se você for viajar ou conhecer pessoas de culturas diferentes, é bom ficar atento aos costumes, para não cometer nenhuma gafe!

Vamos ver como as pessoas se cumprimentam ao redor do mundo? Estados Unidos – aceno de cabeça ou aperto de mão. Nova Zelândia – Hongi! É o famoso nariz com nariz. Índia – Namastê! É só juntar as mãos e se curvar.

Havaí – cumprimento do surf! Mais conhecido como Hang Loose. Filipinas – Em sinal de respeito, os jovens devem saudar os mais velhos segurando sua mão direita, curvandose suavemente para a frente, tendo que encostar os dedos do idoso na testa. O ato vem acompanhado da frase “mano po“. Inglaterra – Aperto de mão, apenas.

NADA DE DIZER “NO, THANKS” AGORA!

Educação é essencial em qualquer parte do mundo, e vai muito além de um simples “por favor” e “obrigado”. Também é importante saber se aventurar, e não ter medo de perguntar! Deixe a vergonha de lado e fale com confiança.

Aqui na English Live, temos a solução perfeita para você: somos uma escola 100% online, com conteúdo para todos os interesses (inglês geral, Business English, inglês técnico…) e sem limite de acesso. Você aprende com professores do mundo todo e faz as aulas no horário que for melhor para você. E ainda tem mais: aulas particulares com professores ao vivo EM VÍDEO! Comece agora e mude de vida:

 

Guia como ser educado em inglês

Guia como ser educado em inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *